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Desenvolvimento de gestores: como ensinar a ser um líder?

Desenvolvimento de gestores: dicas para o RH!

Os líderes das organizações modernas precisam investir no desenvolvimento profissional e de carreira. Para isso, é importante que esses profissionais tenham a ajuda do setor de RH.

Essa área consegue implementar práticas e programas de desenvolvimento de gestores que potencializam o desempenho deles, bem como os ajudam a serem inovadores e abertos a novos modelos de negócios.

Neste artigo, vamos explicar a importância de investir no desenvolvimento de líderes e gestores. Apontaremos também quais são os fatores, habilidades e competências que devem receber uma atenção especial no programa de desenvolvimento. Acompanhe os próximos tópicos!

Desenvolvimento de gestores: qual a importância de se investir nessa prática?

Os líderes e gestores são aqueles que direcionam as ações na empresa. Isso significa que são os responsáveis pelas metas, objetivos, sucesso nas estratégias e gestão de pessoas da organização. Sendo assim, quando esses profissionais são treinados e seu potencial desenvolvido, os efeitos são sentidos em toda a organização.

Um dos primeiros impactos é percebido na gestão de pessoas. Por meio do aprendizado de estratégias e técnicas obtidas no programa de desenvolvimento, os líderes entendem como treinar, reconhecer habilidades e competências, impulsionar o desempenho, bem como lidar com as equipes.

Logo, o time interno começa a entregar melhores resultados, fica mais engajado com as demandas da área em que atua e eleva o nível de produtividade. Todos esses resultados positivos aliados a líderes de alto desempenho, geram uma melhoria na employer branding (marca empregadora) da empresa.

Dessa forma, a organização não somente retêm seus talentos, como também atrai profissionais de alto desempenho para a sua equipe. A consequência é uma marca forte e competitiva no mercado de atuação, além de amada pelos consumidores.

Principais pontos a desenvolver de um gestor: confira 6 dicas!

Conforme o livro “A essência do líder”, escrito por Warren Gamaliel Bennis, a liderança é um conjunto de habilidades que um indivíduo têm de influenciar as pessoas. Isso resulta em um trabalho em equipe com entusiasmo, focado em metas e objetivos. Sem dúvidas, é esse tipo de líder que as empresas procuram nos processos seletivos.

Porém, com um pouco mais de atenção, o RH pode identificar esse perfil de liderança entre os profissionais do time interno. Em seguida, esses potenciais líderes devem ser inseridos em um programa de desenvolvimento. A seguir, mostramos quais pontos precisam ser analisados durante esse processo.

Hard e soft skills: identifique as competências

As hard skills são habilidades técnicas adquiridas em cursos de graduação, especialização ou profissionalizante. Já as soft skills são as habilidades inatas (empatia, ética, boa comunicação etc.) que, normalmente, fazem parte da personalidade do profissional. É importante que o RH saiba identificar essas habilidades.

No caso das hard skills, o currículo e os diplomas dos profissionais já as revelam. Por outro lado, as habilidades inatas podem não ser tão evidentes. Para reconhecê-las, o RH pode utilizar entrevistas, testes de habilidade e dinâmicas em grupo. Além de acompanhar e observar o dia a dia dos trabalhadores.

Uma vez identificadas, é possível desenvolvê-las por meio de um plano de desenvolvimento individual (PDI).

Estimule a capacidade de gestão estratégica

Para desenvolver a capacidade dos líderes de gerir pessoas de forma estratégica (liderança 4.0), o RH deve ajudá-los a entender os objetivos da empresa e as necessidades (bem como as habilidades) do time interno. Uma das maneiras de atingir essa meta é por meio do programa de treinamento de gestores.

Ao montar o conteúdo do treinamento, é importante que a empresa compreenda:

  • as metas globais em curto, médio e longo prazo;
  • entendimento dos valores, visão, missão e propósito do negócio;
  • avaliar os recursos (habilidades e competências do time) atuais e que serão necessárias no futuro.

Essas informações serão a base para que os gestores desenvolvam a capacidade de gerenciar o time de forma estratégica e eficiente.

Incentive a autogestão

Um dos pilares da autogestão é a capacidade de entender os caminhos que deseja percorrer na empresa e na carreira. Para que os gestores adquiram essa habilidade, o RH precisa ensiná-los a:

  • priorizar, organizar e reorganizar tarefas;
  • estimular a participação em projetos e o espírito de equipe;
  • desenvolver a inteligência emocional;
  • definir metas e objetivos pessoais e profissionais.

Invista em processos de feedback bem elaborados

Uma cultura contínua de feedback deve fazer parte do programa de desenvolvimento de líderes. Esses aconselhamentos podem ser programados ou não. O importante é que ocorram com frequência. O ideal é que sejam bem elaborados. Isso significa que os responsáveis por dar os feedbacks:

  • devem conhecer o perfil do gestor;
  • saber sobre o seu histórico de desenvolvimento profissional;
  • analisar os aconselhamentos que foram dados;
  • identificar pontos para melhoria ou elogios;
  • estudar a melhor forma de dar o feedback.

Para que o desenvolvimento seja ascendente, os feedbacks dados devem ser registrados e arquivados.

Desenvolva a empatia

Uma das principais tarefas do gestor é lidar com pessoas. Para ter sucesso nessa responsabilidade, eles precisam desenvolver a empatia. Na prática, ter empatia é tentar entender o próximo (suas dores, desejos e necessidades).

O desenvolvimento da empatia pode ser feito por meio do conhecimento acadêmico e testes práticos. Por exemplo, ao verificar que um colaborador não está em um bom nível de produtividade, em vez de concluir logo que é preguiça, a empatia levará o gestor a querer identificar a causa. Isso por ser feito por meio de um processo de escuta ativa.

Aplique treinamentos

Os ensinamentos passados durante o programa de treinamento e desenvolvimento de gestores devem ser aplicados o quanto antes. A ausência de oportunidades ou de desejo de pôr em prática o aprendizado, prejudica a retenção dos conhecimentos.

Para evitar isso, os responsáveis pelo treinamento devem estimular os gestores a “colocarem a mão na massa” ao atuarem nas suas atividades profissionais. Outra prática importante é uma recomendação do RH para o setor em que o gestor atua.

Nessa recomendação, é preciso incentivar que sejam delegadas tarefas que incentivam os gestores a aplicarem os conhecimentos aprendidos. O resultado é a melhoria no desempenho dos líderes na gestão de pessoas e nas demandas da área em que atuam.

Sobre a Convenia

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Seu objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Todo trabalho é feito para que os produtos evoluam junto com os clientes. Até porque, ao diminuir o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

Atualmente as soluções da Convenia abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal. Tudo isso através de um gerenciamento feito em um sistema em nuvem.